A busca pelo bem-estar sob uma nova perspectiva - "O que te fará mais feliz?"
A chegada de um novo ano sempre inspira mudanças para todos. O ano de 2024 começou e na primeira semana do novo ano, já é hora de botar as resoluções em prática.
Desafios como "ficar em forma", "Dry January" (Janeiro sem beber álcool) e começar uma dieta tomam conta das redes sociais. Mas para este ano, uma ambição diferente está no topo da lista de resoluções, especialmente entre os jovens da Geração Z: buscar uma melhoria na saúde mental.
Uma pesquisa da Forbes Health, feita nos EUA e divulgada em dezembro de 2023, revelou:
45% dos entrevistados buscam uma melhora na saúde mental como uma de suas principais resoluções de Ano Novo,
39% disseram buscar uma melhora no condicionamento físico,
37% querem perder peso,
33% que citaram querer melhorar a alimentação,
50% dos entrevistados pertencentes à Geração Z citou a Melhoría na saúde mental como a principal resolução de ano novo para 2024.
O resultado da pesquisa mostra uma mudança cultural no que os americanos valorizam quando se trata de bem-estar, contrariando a ideia de que a saúde é medida simplesmente pelo peso ou aparência física. Isso reforça a ideia de que o bem-estar se trata de uma abordagem holística sobre a vida - integrando saúde do corpo, da mente e do espírito.
Continua crescendo a demanda por produtos que melhorem a vida, em vez de simplesmente fazerem mudanças superficiais. Estamos vendo os papéis do mindfullness e do movimento consciente se tornarem mais protagonistas em estilos de vida agitados, e o tabu sobre o bem-estar emocional e mental acaba de ser demolido. Até as gerações mais jovens estão conscientes de que é necessário atuar já sobre a saúde mental.
Neste cenário, existem oportunidades para as marcas se tornarem parceiras de bem-estar de seus clientes. Terão sucesso aqueles que trabalharem para melhorar a saúde das pessoas e do planeta.
A ansiedade e a depressão estão aumentando, tornando a saúde mental uma prioridade para 2024.
É um fato que a saúde mental global está piorando. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou em março de 2022 que, no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%. Os jovens, em particular, estão em risco; um em cada quatro jovens em todo o mundo apresenta sintomas de depressão clinicamente elevados e um em cada cinco apresenta sintomas de ansiedade. Este quadro é realmente alarmante.
Mas existe um raio de esperança: as gerações mais jovens estão focadas em priorizar a saúde mental em 2024. Isso se deve provavelmente ao aumento do compartilhamento de informações sobre o assunto nas escolas e as experiências de celebridades e atletas, normalizando a conversa sobre saúde mental em plataformas de mídia social (posts, vídeos, blogs, artigos). O grande compartilhamento de informação e a redução do estigma criaram mais recursos para discutir experiências, falar sobre tratamentos como algo normal e receber cuidados.
Outra resolução de ano novo é a busca pela saúde do corpo e dietas saudáveis, que também ajudam a cuidar do planeta!
Os hábitos de consumo consciente vão inspirar mais pessoas a considerar os impactos ambientais e éticos do que comem. Os consumidores vão priorizar ainda mais as plantas em suas dietas, agora pensando tanto na saúde do planeta quanto na sua. O consumo de produtos de origem animal será ocasional e se concentrará em laticínios e proteína de animais criados de forma ética.
23% dos brasileiros têm interesse em experimentar uma dieta vegetariana ou vegana.
Quanto mais simples, melhor!
A preocupação com a saúde do corpo e do planeta está levando as pessoas a trazer mais alimentos de verdade para a sua rotina.
Fatores que despertam desconfiança e distanciamento:
• Listas extensas de ingredientes,
• Nomes científicos impronunciáveis,
• Processamentos muito agressivos.
Esses fatores são associados a um distanciamento do que seria uma alimentação natural e fresca.
Na era da transformação digital, o clean label desponta como inovação nos desejos e motivador de consumo dos brasileiros.
E nessa onda de fabricação orgânica e modificação na rotulagem dos produtos, os brasileiros procuram, cada vez mais, alimentos que proporcionem uma “energia limpa” para si mesmos e para o planeta.
O que é clean label?
“Free-from” e “clean label” são dois termos utilizados alternadamente pelo público para definir produtos que não utilizem conservantes industrializados ou que sejam livres de alergênicos, glúten, lactose ou “non-GMO” (ingredientes que não sejam geneticamente modificados/transgênicos). O termo “clean label” é associado a alimentos minimamente processados.
A busca por verdade e transparência em todos os âmbitos e escolhas define um novo tipo de consumo consciente. A alimentação clean label tem mostrado que tem seu lugar garantido na preferência deste novo consumidor.
Informação nas embalagens
Os consumidores brasileiros se interessam pelas informações fornecidas na embalagem, como a tabela nutricional e a lista de ingredientes, pois ajudam na decisão de compra.
Apesar da busca por produtos mais naturais e “free-from” – sem conservantes industrializados, livres de alergênicos, glúten, óleo de palma, ingredientes geneticamente modificados e lactose –, os consumidores não estão dispostos a abrir mão de sabor e textura. Para a indústria, o desafio (ou oportunidade!) é oferecer produtos que sejam “free-from” e ofereçam sabor, crocância e textura como os produtos originais.
Sabor, crocância e textura = diversão e prazer obtidos por meio de um snack!
Mas por que as pessoas buscam pelo prazer de um snack?
Os snacks são escolhas emocionais que têm a ver com prazer da alimentação — eles têm papel especial no controle da ansiedade.
A preocupação com a manutenção da saúde e a prevenção de doenças crônicas, que ganharam importância com a pandemia, têm levado os brasileiros a optar por snacks com ingredientes considerados mais saudáveis, como frutas e vegetais, e a se interessarem por produtos com benefícios adicionais à saúde.
Também a busca pela manutenção da saúde mental oferece oportunidades para produtos divertidos, experiências diferenciadas, como snacks com ingredientes mais naturais, mas que ainda possam ajudar no controle da ansiedade e do estresse. Tem um mercado crescente na categoria de snacks saudáveis, que responde à necessidade de cuidar tanto da saúde física como da saúde mental ao consumir snacks indulgentes que proporcionem alívio ao estresse e momentos de diversão e gratificação.
É sobre “divertir a boca nervosa”.
Consumidores de snacks buscam diversão/alegria em quase todas as ocasiões de consumo. Por isso, alimentos e bebidas podem oferecer conforto, alegria e diversão para as pessoas, por meio dos rituais de preparo, apresentação e consumo. Após dois anos de pandemia, um grande número de brasileiros está sentindo sintomas psicológicos e emocionais, e os snacks podem trazer certo alívio com sabores e formatos divertidos.
Oportunidades para as marcas
Com tudo isso, é possível entender por que cresce tanto a demanda por produtos que melhoram a vida em vez de simplesmente fazer mudanças superficiais. Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes.
Produtos que oferecem benefícios claros para o bem-estar estão “povoando” as gôndolas em busca de se tornarem agentes de saúde e felicidade na vida dos consumidores. O segredo está no equilíbrio: entregar a oferta perfeita que combine sabor e benefício à saúde. As marcas que capitalizarem suas entregas sobre esse vetor sairão na frente e se tornarão love marks, fidelizando os consumidores.
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