Um mundo de possibilidades
Onde a maioria das pessoas vê dificuldade, eles encontram um mundo de possibilidades, vitória e transformação. Tendo as conquistas como foco e o desejo de fazer a diferença como principal combustível, a Associação Nacional de Desporto para Deficientes – Ande é a entidade responsável por administrar a Bocha, o Futebol de Sete e a Petra no Brasil, esportes de alta performance voltados para atletas com paralisia cerebral.
A mudança da Diretoria, em 2017, reacendeu a chama da Ande, que já está usando a nova identidade em todos os pontos de contatos com seus públicos, reforçando sua razão de existir que é transformar e inspirar vidas através do esporte.
Desenvolver o trabalho de posicionamento estratégico com esse time foi muito gratificante. Entendemos que a diferença pode ter um significado especial e que, para muitas pessoas, ela não é o que atrapalha, mas o que dá ainda mais vontade de vencer.
A nova identidade visual da Ande é um resgate da marca anterior, com uma releitura dos elementos já explorados e conhecidos do público. No redesenho da marca, entretanto, a chama aparece como elemento principal, representando a transformação e inspiração tão marcantes na essência da Associação.
O logo ganha agitação, seguindo o estado anímico do espírito em movimento, e faz a fusão entre a tocha e a bandeira do Brasil, de forma humanizada. A tipografia em caixa-baixa inspira proximidade e é simplificada, com traços que traduzem dinamismo e modernidade. Já as cores têm como referência a bandeira do Brasil mas são manipuladas para ganhar caráter autoral.
No site da entidade você conhece um pouco mais sobre a história dessa associação que foi o embrião do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Confira mais no vídeo!