Camil: de ponta a ponta

Criar uma marca corporativa sólida e consistente, que traduzisse a força e estatura de uma companhia que agrega 27 plantas de produção, e representasse um processo de crescimento contínuo de uma empresa que voltou ao mercado de capitais e vem se mostrando cada vez mais sólida. Esse era o briefing inicial desse job desenvolvido para a Camil, que se revelou extremamente gratificante para toda a equipe Packaging.

Iniciamos com um mergulho profundo na história da empresa e no posicionamento desenvolvido pela consultora Marilia Barrichelo, com a agência Leo Burnett e fizemos um estudo mercadológico – que incluiu levantamento de tendências e do cenário competitivo. Além de expressar o jeito de ser da empresa, externa e internamente, era fundamental, também, que a marca pudesse tocar de forma verdadeira a essência de cada um dos mais de 5 mil colaboradores.

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A grande satisfação foi ver como a Camil acredita e faz questão de expressar no seu jeito de ser, seus valores e propósito. Isso não é tão comum quanto parece. Trabalhar com quem gosta de ver a verdade da sua cultura espalhada por ambientes e corações faz uma diferença incrível. Essa verdade contagiou toda a equipe que trabalhou junto com o pessoal de Marketing da Camil.

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 “A ideia era criar um símbolo forte que fosse capaz de representar uma empresa que tem envergadura de multinacional, mas que respeita o legado de cuidar do relacionamento que mantém com seus colaboradores e clientes com a mesma familiaridade que fazia quando começou sua história, em 1970”, explica nossa Gerente de Planejamento, Karin Schneider.

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A agência partiu do conceito do símbolo do infinito – uma alusão às possibilidades ilimitadas –, que foi retorcido para se transformar na letra C, de Camil, entendida como um patrimônio que deveria ser mantido, como forma de representar também essa constante evolução.

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O azul institucional ganhou tons diferentes do original, após uma releitura que pretendeu suavizar e tornar mais contemporânea a linguagem visual, usando um degradée. Com esse mesmo objetivo, foi feito um estudo da tipografia, sem deixar de lado a questão mais prática: ser uma identidade visual fácil de ser compreendida pelo mercado e de fácil aplicação

Pablo Baars, Gerente da Packaging em São Paulo, explica o processo de forma simples: “Usamos quatro elementos na construção da marca: Confiança, porque só uma marca de excelente reputação consegue estar na mesa das famílias brasileiras por décadas; Continuidade nas relações verdadeiras e respeitosas, sejam elas entre pessoas ou no mundo dos negócios; Simplicidade, como o jeito de ser da Camil; e Expansão, porque trata-se de uma companhia que pensa grande, atravessa fronteiras e sabe que é importante evoluir”.

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A Diretora de Marketing da Camil, Andréa Martins, acredita que o resultado final mostra os conceitos que permeiam a gestão da empresa.  “Conseguimos construir uma marca corporativa com um propósito claro, ou seja, todos sabem em que acreditamos, porque existimos e quais são nossos valores inegociáveis. O resultado reflete os valores que já vivenciamos no dia a dia, e é muito bom ver que trouxemos à vida aquilo que, para nós, é a maior verdade sobre nossa empresa!”

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Desde o lançamento, públicos interno e externo passaram a ter contato com a nova marca e com todo o sistema visual, em diversos momentos diferentes. Inicialmente, em peças de uso cotidiano – material institucional, papelaria, crachá –, na ambientação da nova sede, em São Paulo, e por meio de mídias, como site e revista. Batizada de Camil Notícias, a publicação é uma forma de aproximação com os colaboradores, lotados em unidades diferentes, que, a partir de um diálogo transparente, podem ter acesso às novidades de cada uma das marcas que fazem parte da Companhia.

O trabalho continuará acontecendo em fases e incluirá novas etapas, se estendendo a outras unidades. E nós estamos vibrando na mesma sintonia dos colaboradores da Camil. “Foi muito gratificante ver a facilidade de alinhamento da equipe Packaging com a equipe Camil. Acredito que um dos motivos do trabalho ter fluido com tanta naturalidade foi a maneira verdadeira com que a empresa construiu sua marca, em todos esses anos.”, finaliza o Diretor Geral da Packaging, Jeff Barros.

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