Casa é onde o sabor está

Tem trabalho que encanta a gente. Enche os olhos de alegria e dá aquela sensação de orgulho pelo resultado. Essa semana tivemos um prazer desse tipo quando nosso gerente de operações, Pablo Baars, compartilhou com a equipe uma foto da embalagem dos produtos de charcutaria portuguesa Figueiras, da Seleção Allfood. O resultado está uma lindeza e, a partir deste mês, já pode ser encontrado nas gôndolas dos melhores estabelecimentos do país.

 01IMG_01VK_ALLFOOD_FIGUEIRAS_CAPA-1

O job, que incluiu criação de naming, posicionamento completo e embalagem, reflete com precisão o objetivo do cliente: criar uma marca que, apesar de nova, transmitisse aos consumidores, ao mesmo tempo, um ar artesanal e tradicional. Afinal, a charcutaria – produtos feitos a base de carne ou miúdos de porcos – é uma tradição portuguesa que se espalhou pelo mundo e ganhou destaque novamente em 2016.

 02IMG_01VK_ALLFOOD_FIGUEIRAS_CHOURICO_Presunto_PATTERN

Navegamos por dois territórios – Nossa Terra e Novo Mundo– sabendo que a tradição vive nos apaixonados e a contemporaneidade nos desbravadores. E chegamos a conclusões que nos direcionaram para o nome Figueiras como a melhor opção para refletir o autêntico sabor de Portugal. Produtos feitos para paladares curiosos, que desejam conhecer o país, como somente os verdadeiros portugueses conhecem. Ao escolher um presunto ou enchido da marca Figueiras, o consumidor brasileiro sabe que mais do que um produto, está levando histórias. Muitas vezes, se reconectando com suas heranças.

 03IMG_01VK_ALLFOOD_FIGUEIRAS_CHOURICO_MARCA2

Esse aspecto do desbravador está presente no nome e no logotipo, criado a partir de referências que deixam claro que não estamos falando do português que todos já conhecem. Se a marca fosse uma pessoa, poderíamos defini-la, sim, como romântica, hedonista eousada, afinal, navegar é preciso, mas experimentar também! Assim, ficou fácil entender (e acreditar!) que Figueiras se apropria de tradições, da paixão pela cultura portuguesa e pelo sabor como forma de despertar sentimentos. Tudo isso de forma destemida, instigada pelo prazer de trazer uma novidade para os clientes já acostumados à excelência dos produtos Allfood.

04IMG_01VK_ALLFOOD_FIGUEIRAS_CHOURICO_MARCA1

Com seis palavras definimos a essência de Figueiras: “Casa é onde o sabor está”.  E a partir de referências do Novo Portugal, criamos um logo, ao mesmo tempo, encantador e vendedor. Os equities gráficos que construíram a embalagem surgiram de uma  nova interpretação dos azulejos portugueses, forte ícone de reconhecimento da cultura, aliado a uma tipografia limpa e moderna, que dialoga com o Portugal de hoje, um país que se moderniza, década após década, sem deixar de lado seu legado cultural. Não se espante se tiver vontade de pendurar a embalagem para enfeitar a sua parede.

05IMG_01VK_ALLFOOD_FIGUEIRAS_CHOURICO_Presunto_MESA

comentários