Cinquentenário de cara nova

Desde o dia 1º de fevereiro, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC está de cara nova. A nova marca chega no momento em que a instituição completa 50 anos de atividade e simboliza a renovação necessária para fortalecer sua imagem e continuar contribuindo para a realização dos sonhos dos brasileiros.

Fundada em 1967, a ABAC tem desempenhado papel essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do Sistema de Consórcios, atuando como representante da classe com órgãos públicos e privados, empresas do setor, imprensa, consumidores e sociedade civil em geral.

 

Além de fortalecer a imagem da marca, o objetivo do rebranding era revelar a essência da imagem da ABAC, apresentando uma identidade visual que fosse facilmente reconhecida por todos os seus interlocutores e reforçasse o legado da instituição. Para isso, a equipe da Packaging se dedicou a um processo de imersão, que incluiu uma série de entrevistas e sondagens para conhecimento do cliente e de seus públicos estratégicos.

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O resultado foi um detalhado trabalho de posicionamento que resultou na imagem ideal da entidade, a partir da estruturação dos pilares e a definição de sua essência e diretrizes de linguagem verbal e visual, materializados no redesenho do logotipo.

Para chegar lá, a identidade da instituição precisou ser considerada sob quatro perspectivas: organização, produto, persona e símbolo. Ao olhar sob o aspecto de organização, revisitamos a missão, visão e valores da Abac. Como produto, estabelecemos sua relação com o Sistema de Consórcios e a maneira como a Associação queria ser vista por esse público. Já a definição dos traços de personalidade refletiram na forma como seria estabelecida a comunicação com seus públicos.

O processo mostrou que a nova personalidade da marca ABAC é formada por três arquétipos: o regente, o sábio e o mago. O regente fala com a propriedade de um líder, que tem a responsabilidade de governar o sistema. A forma como fala revela o crédito e a segurança que ele obteve ao longo de sua trajetória. O sábio, por sua vez, estuda detalhes, está sempre se atualizando, conhece o mercado, suas forças e fraquezas. É com esse conhecimento que ele conquista a confiança de quem o cerca. O mago permeia o sonho, o inspiracional, ele fala como um catalizador da mudança, que convida a transformar para realizar.

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E, finalmente, como símbolo, analisamos a herança visual da marca. “Graficamente, a nova marca manteve o conceito de união de forças, presente na versões anteriores, e acrescentou dois novos elementos: a transformação, dando a ideia de movimento, e o foco, representando a realização”, explica nosso Gerente de Operações, Pablo Baars. O resultado é uma identidade visual que representa o momento atual da ABAC, uma instituição mais madura e determinada a expandir ainda mais sua atuação.  (Clique aqui para ver o vídeo).

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Diretor Geral da Packaging, Jeff barros destaca outro aspecto relevante para o resultado alcançado: “Esse é um tipo de trabalho que mostra a importância da parceria entre a agência e o cliente, pois precisamos lidar com a complexidade de representar associações, empresas e pessoas do Brasil inteiro. Gostamos muito do resultado, fruto de um trabalho “a quatro mãos”, com a equipe de Comunicação da Associação, dividindo experiências e opiniões em todo o processo”.

 

 

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