O mundo é bom

“As pessoas podem muito mais do que imaginam”. Essa frase define a postura dos públicos que se relacionam com a Cruzada, a começar pela presidente, Lia Carvalho, que, depois de se dedicar à psicologia clínica, abraçou a causa do grupo que, somente nos últimos 25 anos, atendeu mais de 4,5 milhões de pessoas.

A mesma frase poderia definir também o amor de Fernanda professora da Casa Emilien Lacay. “Eu entrei aqui e não tinha nem o segundo grau completo e, com incentivo de todos, vendo as meninas que estudavam e trabalhavam, foi aumentando minha vontade de querer outras conquistas. Eu terminei o ensino médio e entrei para formação de professores”. E o que dizer da jovem Renata Feitosa, integrante do projeto Plantando o Amanhã? “O esporte mudou a minha vida. Quando eu coloco meu quimono e entro no dojo, eu sinto muito orgulho. Tanta gente querendo estar aqui e eu podendo… A Cruzada é uma família para mim.”

De uma forma ou de outra, tanto os colabodores e investidores quanto as famílias atendidas se surpreendem e são surpreendidos pelo resultado alcançado pela Cruzada. Perto de completar um século de história, o programa continua investindo na educação de crianças, jovens e adultos, da infância à terceira idade. Afinal, é de coração para coração que se estrutura um indivíduo.

O grupo já vinha trabalhando internamente desde 2013 na identificação de suas melhores práticas, processos e cultura, visando a integração da história e experiência de cada uma de suas seis unidades para fortalecer a construção de uma Nova Cruzada. Em 2016, a Packaging participou mais diretamente dessa história, fazendo o rebranding da marca.  O trabalho teve como objetivo revelar o propósito da marca, culminando na criação de uma nova identidade visual, que consolida a Cruzada como uma rede integrada, que tem a educação como um compromisso e um direito de todos.

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Com pictogramas amórficos e de diferentes cores (que simbolizam o desenvolvimento do ser humano em todas as etapas da vida) e um raio de energia representando os valores e a proteção da instituição, a  nova marca dá protagonismo ao indivíduo, que, munido de valores e ferramentas, faz suas próprias escolhas e, assim, trilha seu caminho.

“Esta essência foi reinterpretada graficamente para redesenhar a identidade de cada uma das seis unidades que formam a rede da Cruzada (respeitando seus símbolos e significados originais) e o resultado é um sistema de marcas que simboliza uma construção participativa, bem como é o jeito de ser Cruzada: que, coletivamente, muda o individual e transforma a sociedade”, explica a CEO da Packaging, Marilu Schneider.

Para chegar a esse resultado, a equipe fez uma imersão profunda no cliente e fundamentou o trabalho em fases que incluíram desde a definição do jeito de ser Cruzada (legado, valores, interação), seus pilares e a essência da marca. “Juntos, concluímos que o jeito de ser Cruzada consolida uma postura ativa, participativa e atuante por parte de todos: colaboradores, alunos, família e sociedade, desconstruindo qualquer visão assistencialista e passiva”, acrescenta Marilu.

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A afirmação é reforçada por Lia Carvalho: “Quem cuida é hospital, a Cruzada inspira, estimula, leva educação e informação. O jeito de ser Cruzada passa pelo acolhimento, pela busca da excelência e pela participação da família, que tem papel fundamental. Nós não olhamos a criança, olhamos a família. Em todas as unidades, a média de comparecimento de pais e outros parentes é de 80%. Passa ainda pela crença na capacidade do outro de crescer e se desenvolver. Afinal, todo mundo tem algo a aprender e a ensinar”.

Sabemos que a Cruzada é tudo isso e muito mais! A rede  construiu um legado que tem o bem-estar social como propósito desde a sua criação, em 1920. São seis creches para mais de mil crianças, um centro de convivência com capacidade para 80 idosos e dois centros de capacitação que já formaram mais de dois mil alunos. Dessa forma, os projetos conseguem impactar famílias inteiras. “Quando ouvimos a Lia dizer que acredita que é a educação que vai mudar o mundo, sabemos que é uma crença que todos compartilham. Isso é muito forte! Não à toa que a essência da marca só poderia ser despertar o potencial humano através da educação para transformar vidas”. completa Marilu.

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A parceria da Packaging com a Cruzada já vinha de outras experiências, mas a aproximação para esse trabalho mobilizou todos os envolvidos e temos certeza que vai tocar você também. Acesse o site e conheça: https://redecruzada.org.br/a-cruzada/.

 

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