Um Xodó, assim, do seu jeito, sim

Um armazém contemporâneo criado para ser uma referência gastronômica em uma cidade famosa pelo charme das construções da época imperial. A nova loja Xodó, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, é tudo isso! Após a implantação do projeto idealizado pela Packaging Brands, a antiga “casa rosa” ganhou uma identidade renovada e já é ponto de encontro de turistas e moradores. 

Parte do grupo Xodó de Minas, há dez anos referência em qualidade e tradição, a nova loja vai além, oferecendo uma experiência única de compra e consumo na cidade. O espaço é resultado de uma releitura que mantém vivas as características do período barroco, reforçando a relação emocional com o cliente.

Por que a referência barroca?

O projeto – que incluiu branding, marca e  loja completa – foi criado a partir de um conceito que buscou pontos de contato entre Petrópolis, Minas (origem da marca) e Portugal (origem das famílias). O embelezamento de fachadas e a ornamentação detalhista de interiores, que expressam as emoções da vida e do ser humano, remetiam ao Barroco, período singular da arte, arquitetura, música e literatura.

1

2

Mas como fazer uma leitura contemporânea de elementos do barroco para construir uma nova experiência da marca Xodó? Com o objetivo de trazer uma linguagem personalizada que tocasse os clientes, a comunicação segue uma linha poética que fala de forma direta e informal. A evolução das padronagens baseadas nos tradicionais azulejos portugueses levou a diversas possibilidades de aplicações que respeitam a origem da marca, sem ficar preso a um lugar, época ou estilo.

 

3

4

5

 

6

Os revestimentos e escolha de paleta de cores (primariamente, marrom e azul) tiveram como objetivo equilibrar o tom de barroco contemporâneo presente nos azulejos decorativos. O branco nos tijolos foi usado para valorizar a luz natural e ampliar a sensação de espaço. Para a fachada foi elencada a cor principal da paleta, o marrom, com o objetivo de mostrar a transformação do espaço, que antes era rosa, gerando impacto para os clientes. Já o letreiro, tem como objetivo projetar a marca de forma perpendicular para os passantes e carros.

7

11

 

12

13

14

 

Fábrica e eventos

Além da loja, o Xodó abriga, no mesmo terreno, uma fábrica de produtos próprios de panificação,  que ganhou papel protagonista com esse projeto, valorizando sua presença e demonstrando as etapas da produção. Como sugestão, levantamos a possibilidade de utilização da laje como um rooftop, que tanto pode ser usada como um espaço complementar aberto ou área para eventos, desde festivais de queijos, vinhos ou parcerias com outras marcas.

8

A solução encontrada gerou uma comunicação visual modular, com peças que surgiram da ruptura de padrões, resultando em um ambiente contemporâneo, cheio de atitude e estilo próprio.

15

 

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

5.1

comentários

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.