O vencedor do Idea Brasil 2014

Como transportar a experiência da fabricação artesanal de queijos italianos para o consumidor final em um ambiente de supermercado? Nosso Gerente de  Experiência da Marca, Jonas Pinheiro, conta, em detalhes, como foi o processo de criação da estação de degustação Vitalatte Spettacolo, projeto vencedor do Prêmio Idea Brasil 2014, na categoria Ambientes.

A Vitalatte procurou a Packaging Brands com este grande desafio. Levar a experiência da
fabricação artesanal até o consumidor, compreendendo a tradição, origem e produção.
Os clientes deveriam ser impactados por uma experiência inesperada e extremamente
positiva, que fosse capaz de gerar fidelização, contribuindo para a construção da marca
Vitalatte, destacando suas inovações e recebendo, assim, feedback dos produtos diretamente
no ponto de venda.
A equipe, então, foi a campo para compreender os processos desta
fabricação, descobrir quem é este consumidor e definir o que seria mais atraente aos olhos
do público.

Vitalatte1

Vitalatte2

                                                                                Vitalatte 3Vitalatte15

A ideia

“O quiosque deveria nos transportar para a essência rústica da Itália, proporcionando uma
experiência com os valores e tradições da produção artesanal, passados de geração em
geração.” Diante disso, pensamos em uma estação de trabalho completa com o próprio mestre
queijeiro italiano.

 

Vitalatte4

 

O tema

“Spettacolo, Mozzarelline feito na hora” Os equities da Vitalatte remetem ao universo artesanal
e rústico da Itália. O ponto de partida foi apresentar para o público, no ponto de venda, a etapa
em que o produtor dá forma ao produto, quando o manipulador faz tranças em nós com o queijo
ainda em preparação.

 

Vitalatte5

O projeto

Após a definição dos stakeholders e ideia aprovada, iniciamos o desenvolvimento do
projeto buscando todas as referências contidas neste universo visual, bem como
compreendendo toda a operação da fábrica, do mestre queijeiro e adequando a uma
realidade de um quiosque que deveria ser modular, ágil e de baixo custo.

Vitalatte6

 

Para tal, partimos logo do desenho para a prototipagem rápida, em escala real para validação
da operação. O modelo volumétrico em escala 1:1 foi confeccionado com sobras de materiais,
objetivando antecipar ajustes no modelo final e evitar qualquer desconformidade na
operação. Após a primeira fase de validação, partimos para um segundo volumétrico com
novas proporções, mobilidade e operação do quiosque já ajustadas, atendendo a solicitações do
cliente na primeira visita.

 

Vitalatte7

                               Vitalatte8    Vitalatte9

                             Vitalatte10

     Vitalatte11

 

O resultado

Com um módulo de rápida montagem e desmontagem, a estação de degustação Vitalatte Spettacolo
permitiu que a marca efetuasse uma grande quantidade de degustações em um só dia. Com as ações
de experimentação, as vendas subiram 90% no dia da degustação, permitindo também aos consumidores
tomarem contato com outros produtos da marca que, até então, não conheciam, gerando fidelização.

                                      

Vitalatte12     

Vitalatte13

                                                                                   Vitalatte14  

    Jonas Pinheiro Gerente de Experiência da Marca

comentários